sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DEMÉTER


Também conhecida como a deusa romana Ceres, Deméter era a deusa da colheita que permitia aos seres humanos cultivar, preservar e preparar os grãos.responsável pela fertilidade da terra.

Deméter ou Demetra (em grego Δημήτηρ, "deusa mãe" ou talvez "mãe da distribuição") é o nome de Ceres na mitologia romana.

Deméter é filha de Cronos e Réia[1]. Cronos é identificado pelos romanos com Saturno, e Ceres com Cibele.

Deméter é a deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dionísio ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações.

Em Roma, onde se chamava Ceres, seu festival era chamado Cerélia e celebrado na primavera.

Com Zeus, seu irmão, ela teve uma filha, Perséfone ("a de braços brancos"). Ela é uma das deusas que tiveram filhos com mortais, e teve com o herói cretense Iásio o deus Plutus[3]. Um fragmento do Catálogo de Mulheres, de Hesíodo, sugere que Deméter teve um outro amante mortal, Eetion, que foi fulminado por um raio de Zeus. Alguns críticos consideram que Iásio e Eetion são a mesma pessoa.

Quando Hades raptou Perséfone e a levou para seu reino subterrâneo, Deméter ficou desesperada, saiu como louca Terra afora sem comer e nem descansar. Decidiu não voltar para o Olimpo enquanto sua filha não lhe fosse devolvida, e culpando a terra por ter aberto a passagem para Hades levar sua amada filha, ela disse:

– Ingrato solo, que tornei fértil e cobri de ervas e grãos nutritivos, não mais gozará de meus favores!
Durante o tempo em que Deméter ficou fora do Olimpo a terra tornou-se estéril, o gado morreu, o arado quebrou, os grãos não germinaram. Sem comida a população sofria de fome e doenças. A fonte Aretusa (em outras versões, a ninfa Ciana, metarmofoseada em um rio) então contou que a terra abriu-se de má vontade, obedecendo às ordens de Hades e que Perséfone estava no Érebo, triste mas com pose de rainha, como esposa do monarca do mundo dos mortos.

Com a situação caótica em que estava a terra estéril, Zeus pediu a Hades que devolvesse Perséfone. Ele concordou, porém antes, fê-la comer um bago de romã e assim a prendeu para sempre aos infernos, pois quem comesse qualquer alimento nessa região ficava obrigado a retornar.

Com isso, ficou estabelecido que Perséfone passaria um período do ano com a mãe, e outro com Hades, quando é chamada Proserpina. O primeiro período corresponde à primavera, em que os grãos brotam, saindo da terra assim como Proserpina. Neste período Perséfone é chamada Core, a moça. O segundo é o da semeadura de outono, quando os grãos são enterrados, da mesma forma que Perséfone volta a ser Proserpina no reino do seu marido.

Os Mistérios de Elêusis, celebrados no culto à deusa, na Grécia, interpretam essa lenda como um símbolo contínuo de morte e ressurreição.

Deméter pode ser representada:

sentada, com tochas ou uma serpente. Seus atributos são a espiga e o narciso, seu pássaro é a grou.
tendo em uma das mãos uma foice e na outra um punhado de espigas e papoulas, trazendo na cabeça, uma coroa com esses mesmos elementos.

http://pt.wikipedia.org

De todas as deusas gregas no Monte Olimpo, Deméter era a pessoa que era verdadeiramente capaz de criar empatia com a experiência humana de sofrimento e tristeza.
Quanto mais o carinho de todas as deusas, a deusa grega Deméter era responsável pela fertilidade e do cultivo da terra e da abundância resultante da colheita. Ela também é conhecida como a deusa romana Ceres, cujo nome é o de que o 'cereal Inglês palavra "foi derivado.

Na mitologia grega, a deusa Deméter era a mais generosa das grandes deusas do Olimpo. A deusa grega Deméter era amado por seu serviço à humanidade, dando-lhes o dom da colheita, a recompensa para o cultivo do solo.

A história da deusa grega Deméter ilustra a tremenda capacidade de uma mulher para amar e cuidar, de sua própria família e do mundo em geral.
Lembra-nos também a firmeza para o que é bom e certo, mesmo diante da adversidade, quando as forças poderosas estão aliadas contra nós.

A deusa Deméter lembra-nos também as estações de vida de uma mulher, que, apesar dos momentos de grande tristeza existe também uma grande alegria de ser conquistada, perseguida e encontrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.