sexta-feira, 8 de outubro de 2010

HÉSTIA



Héstia (ou Vesta, na mitologia romana) é a deusa grega dos laços familiares, simbolizada pelo fogo da lareira.

Filha de Saturno e Cibele (na mitologia romana), filha de Cronos e Reia para os gregos, era uma das doze divindades olímpicas.


Héstia.Cortejada por Posídon e Apolo, jurou virgindade perante Zeus, e dele recebeu a honra de ser venerada em todos os lares, ser incluída em todos os sacrifícios e permanecer em paz, em seu palácio cercada do respeito de deuses e mortais.

Embora não apareça com frequência nas histórias mitológicas, era admirada por todos os deuses. Era a personificação da moradia estável, onde as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses. Era adorada como protetora das cidades, das famílias e das colônias.

Sua chama sagrada brilhava continuamente nos lares e templos. Todas as cidades possuíam o fogo de Héstia, colocado no palácio onde se reuniam as tribos. Esse fogo deveria ser conseguido direto do sol.

Quando os gregos fundavam cidades fora da Grécia, levavam parte do fogo da lareira como símbolo da ligação com a terra materna e com ele, acendiam a lareira onde seria o núcleo político da nova cidade.

Sempre fixa e imutável, Héstia simbolizava a perenidade da civilização.

Em Delfos, era conservada a chama perpétua com a qual se acendia a héstia de outros altares.

Cada peregrino que chegava a uma cidade, primeiro fazia um sacrifício à Héstia.

Seu culto era muito simples: na família, era presidido pelo pai ou pela mãe; nas cidades, pelas maiores autoridades políticas.

Em Roma era cultuada como Vesta e o fogo sagrado era o símbolo da perenidade do Império. Suas sacerdotisas eram chamadas Vestais, faziam voto de castidade e deveriam servir à deusa durante trinta anos. Lá a deusa era cultuada por um sacerdote principal, além das vestais.

Era representada como uma mulher jovem, com uma larga túnica e um véu sobre a cabeça e sobre os ombros. Havia imagens nas suas principais cidades, mas sua figura severa e simples não ofereceu muito material para os artistas.

Héstia, a Deusa grega do fogo sagrado, sendo a mais influuente das deusas gregas.
Pouco reverenciada na atualidade, tal como sua equivalente romana, a deusa Vesta.
A deusa Héstia nunca se envolveu em brigas e intrigas dos outros deuses e deusas, de alguma forma conseguindo manter-se acima das disputas.
Um dos poucos mitos da Hestia conta como a Príapo lascivos tentou estuprá-la enquanto ela dormia.
Quando ele se aproximou de sua cama, um burro (há muito tempo um símbolo da luxúria) começou a zurrar alto, despertando a Hestia adormecida.
Seus gritos despertaram todos os outros deuses e deusas e enviou a Príapo vergonha caindo sobre si mesmo enquanto ele tentava fugir.

A origem do fogo sagrado de Héstia se acreditava ser a lava derretida que arde no centro da terra, ligados por um "cordão umbilical" chamado Oomphalos para a cidade de Delfos, um local de grande sabedoria e energia espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.