domingo, 7 de novembro de 2010

A GRANDE DEUSA DANU


 A deusa Danu era a Deusa mãe do Tuatha Danann.
Está particularmente associada com a província de Munster, com seu solo fértil e lá era conhecida como Anu.
Os Danann eram todos descendentes dela.
Ela é a antiga deusa-mãe da irlandesa e era considerada a deusa dos rios, poços, a prosperidade, a magia, a fertilidade e sabedoria, além de ser uma deusa da lua.
No entanto, ela também contêm Morrigan, a deusa da discórdia e da guerra e, como muitos deuses e deusas celtas, era um equilíbrio entre o bem e o mal.
Alguns estudiosos acreditam que Anu era a principal deusa da Terra e Danu era apenas o nome dado a ela pelos escritores do século XIX.
No entanto, os escritores do século passado eram tão populares que hoje a maioria das pessoas conhece o Tuatha de Danann e Deusa Danú.
Fato é que é a Deusa mais antiga nos registros sobre a cultura Celta.
A evidência desse fatro é encontrada na Irlanda Lebor Gabala, data de cerca de 1000 dC.
Ela foi descrita como a mãe dos deuses, que está além de todos os outros Deuses deste mundo.
O nome Dana significa sabedoria, ou professora, como na palavra em Inglês não, ou dar, como na raiz da palavra doar.
Bem, para não olhar primeiro para os Tuatha De Danann, esse nome significa "Crianças de Dana." Hoje, o povo irlandês, através da sua veneração pela homenagens à Santa Bridget, a mãe divina das pessoas que levam o nome Dana.
A mitologia e a literatura antigas da Irlanda têm, muito fielmente, perservedo uma imagem clara do Tuatha de Danann, e sua Deusa Dana.
Don é a deusa galesa, que é equivalente à Dana irlandêsa, e corresponde rigorosamente em caráter e funções à Dana.
Don também está ligada com o rio Don, na Escócia.
Um aspecto da deusa irlandesa que vale ressaltar é a sua capacidade maravilhosa e mágica, a forma de mudança, não apenas como criaturas, mas também a mudança e transcendência.
Além dessas competências, há a habilidade marcial de deusas celtas, que muitas vezes atuaram como embaixadoras em batalhas e rivalidades entre as tribos celtas, sentadas nos conselhos da paz, quando as disputas eram discutidas.

Ore a Deusa Danú com respeito pela diversidade de como ela pode mudar de forma para atender a situação assim ela respeitava a juventude em si mesma, assim como a velha ou a própria idade.
Podemos aprender muito, meditando sobre essa Deusa, pois ela exerce o poder da virgem, mãe e anciã e pode encontrá-los todos dentro de si.
Ela era a Mãe dos demais Deuses.

Referências
http://www.crosswinds.net/~daire/names/deities.html http://web.raex.com/~obsidian/CeltPan.html http://www.pantheon.org/areas/mythology/europe/celtic/articles.html http://www.cybercomm.net/~grandpa/celtic.html http://nikki.sitenation.com/celtic/danu.html http://members.tripod.com/ClanOfDanu/1.html http://www.witchs-brew.com/shadows/goddess/danu.html http://home.ici.net/~ariadne/danu.html http://www.britannia.com/celtic/gods/don.html http://www.lunaea.com/goddess/power/danu.html http://www.ckaren.com/fae/dana.html http://www.cybercomm.net/~grandpa/triple.html http://www.shadowdrake.com/welshirish/dondana.html http://www.crosswinds.net/ ~ Daire / nomes / deities.html http://web.raex.com/ obsidiana ~ / CeltPan.html http://www.pantheon.org/areas/mythology/europe/ / celta articles.html http://www.cybercomm.net/ ~ grandpa / celtic.html http://nikki.sitenation.com/celtic/danu.html http://members.tripod.com/ClanOfDanu/1. html http://www.witchs-brew.com/shadows/goddess/danu.html http://home.ici.net/ ~ Ariadne / danu.html http://www.britannia.com/celtic/gods/ don.html http://www.lunaea.com/goddess/power/danu.html http://www.ckaren.com/fae/dana.html http://www.cybercomm.net/ ~ grandpa / triplo. html http://www.shadowdrake.com/welshirish/dondana.html

Fonte www.holisticjunction.com/articles/1761.html -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.