sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ARTEMIS


Ártemis caçadora, de Leocarés (cópia romana)


Na Grécia, Ártemis ou Artemisa (em gr., Άρτεμις) era uma deusa ligada inicialmente à vida selvagem e à caça. Durante os períodos Arcaico e Clássico, era considerada filha de Zeus e de Leto, irmã gêmea de Apolo; mais tarde, associou-se também à luz da lua e à magia. Em Roma, Diana tomava o lugar de Ártemis, frequentemente confundida com Selene ou Hécate, também deusas lunares.

O seu mito começa logo à nascença. Ao ficar grávida, a sua mãe incorreu na ira de Hera que a perseguiu a ponto de nenhum lugar, com receio da deusa rainha, a querer receber quando estava preste a dar à luz. Quando finalmente na ilha de Delos a receberam, Ilítia, filha de Hera e deusa dos partos, estava retida com a mãe no Olimpo. Letó esperava gêmeos, e Ártemis, tendo sido a primeira a nascer, revelou os seus dotes de deusa dos nascimentos auxiliando no parto do seu irmão gêmeo, Apolo. Também é conhecida como Cíntia, devido ao seu local de nascimento, o monte Cinto.
Outra lenda nos conta que, apesar do seu voto de castidade, tendo ela se apaixonado perdidamente pelo jovem Orion, e se dispondo a consorciá-lo, o seu enciumado irmão Apolo impediu o enlace mediante uma grande perfídia: achando-se em uma praia, em sua companhia, desafiou-a a atingir, com a sua flecha, um ponto negro que indicava a tona da água, e que mal se distinguia, devido à grande distância. Ártemis, toda vaidosa, prontamente retesou o arco e atingiu o alvo, que logo desapareceu no abismo no mar, fazendo-se substituir por espumas ensangüentadas. Era Orion que ali nadava, fugindo de um imenso escorpião criado por Apolo para persegui-lo. Ao saber do desastre, Ártemis, cheia de desespero, conseguiu, do pai, que a vítima e o escorpião fossem transformados em constelação. Quando a de Órion se põe, a de escorpião nasce, sempre o perseguindo, mas sem nunca alcançar.
Em algumas versões da história de Adônis, que foi uma adição tardia à mitologia grega no período helenístico, Artemis enviou um javali para matar Adônis como castigo por sua ostentação arrogante que ele era um caçador melhor do que ela.
Em outras versões, Artemis matou Adônis por vingança. Nos mitos mais tarde, Adônis tinha sido relacionado como um dos favoritos de Afrodite, que foi responsável pela morte de Hipólito, que tinha sido um favorito de Artemis. Portanto, Artemis matou Adônis para vingar a morte de Hipólito.
Deusa da caça e da serena luz, Ártemis é a mais pura e casta das deusas e, como tal, foi ao longo dos tempos uma fonte inesgotável da inspiração dos artistas. Zeus, seu pai, presenteou-a com arco e flechas de prata, além de uma lira do mesmo material (seu irmão Apolo ganhou os mesmos presentes, só que de ouro). Todos eram obra de Hefesto, o Deus do fogo e das forjas, que era um dos muitos filhos de Zeus, portanto também irmão de Ártemis. Zeus também lhe deu uma corte de Ninfas, e fê-la rainha dos bosques. Como a luz prateada da lua, percorre todos os recantos dos prados, montes e vales, sendo representada como uma infatigável caçadora.
É representada, como caçadora que é, vestida de túnica, calçada de coturno, trazendo aljava sobre a espádua, um arco na mão e um cão ao seu lado. Outras vezes vêmo-la acompanhada das suas ninfas, tendo a fronte ornada de um crescente. Representam-na ainda: ora no banho, ora em atitude de repouso, recostada a um veado, acompanhada de dois cães; ora em um carro tirado por corças, trazendo sempre o seu arco e aljava cheia de flechas.
O absinto (Ártemisia absinthium L.) era uma das plantas dedicadas à deusa.
O templo de Ártemis em Éfeso foi uma das sete maravilhas do mundo antigo.
http://pt.wikipedia.org



Enciclopédia
 ARTEMIS, uma das grandes divindades dos gregos.  Seu nome é derivado geralmente das artemês, ileso, saudável, vigoroso, segundo a qual ela seria a deusa que está se inviolada e vigoroso, e também concede força e saúde para os outros. (
De acordo com uma tradição que Pausânias (viii, 37. § 3 º) encontrados em Ésquilo, Ártemis era filha de Deméter, e não de Leto, embora de acordo com uma história egípcia (ii Herod.. 156), ela era filha de Dionísio e Isis, e Leto era apenas preceptora dela.
Mas estas e algumas outras lendas são apenas os resultados da identificação da grega Ártemis com outras divindades locais ou estrangeiros.
O local de seu nascimento é a razão para não mais os mesmos em todas as tradições: (..... Tacit. Annal iii 61; Schol anúncio Pind Nem i. 1) alguns dizem que ele era o bosque de Ortygia perto de Éfeso, outros que era Creta (Diod. v. 72), e outros mais, que ela era a irmã de Apolo, mas nasceu um pouco mais cedo, assim que ela foi capaz de assistir Leto no parto de Apolo. (Orph Hymn. 34. 5; Spanheim, ad Callim. p. 476, &c.) (Hino Orph 34 5;.. Callim anúncio Spanheim, p. 476, etc.)

Na descrição da natureza e do caráter dessa deusa, é necessário distinguir entre os diferentes pontos de vista de que os gregos consideravam-la, e também entre a Artemis realmente certas divindades gregas e estrangeiras, que, por alguma semelhança ou de outra foram identificados pelos gregos com sua própria Artemis.
Artemis como a irmã de Apolo, é uma espécie de Apolo, do sexo feminino, ou seja, ela como uma divindade feminina representava o ,es,o conceito que o Apollo, como uma divindade feminina.
Essa relação entre os dois é, em muitos casos descrita como a relação de marido e mulher, e não parece ter sido uma tradição Artemis descrita como a esposa do Apollo.
No caráter da irmã de Apolo, Ártemis é como seu irmão armada com um arco, e flechas, enviando as pragas e morte entre os homens e os animais.
As mortes súbitas, mas em especial os das mulheres, são descritas como o efeito de suas flechas.
Como Apollo não era apenas uma deusa destruidora, mas também evitado os males que estavam sobre o seu poder de intervir, ela curou e aliviou os sofrimentos dos mortais.
Assim, por exemplo, ela curou Enéias, quando ele foi ferido e levado para o templo de Apolo.

Seus protegidos prósperavam em seus campos e rebanhos, suas famílias eram prósperas, e morriam em idade avançada.
Artemis, portanto, também passou a ser considerada como a deusa dos rebanhos e da perseguição: ela é a caçadora entre os imortais,a amante da caça.
Artemis é, aliás, como Apollo, solteira, ela é uma divindade que nunca cedeu ao amor.
Os sacerdotes e sacerdotisas dedicados ao seu serviço eram obrigados a viver puros e castos, e trangressões de seus votos de castidade eram severamente punidos.
Ela era adorada em vários lugares, juntamente com seu irmão Apolo, e em seus cultos eram oferecidas donzelas sacrificadas.
O louro era sagrado para ambas as divindades, e ambos foram considerados os fundadores e protetores de cidades e ruas.
Há, no entanto, alguns pontos também, em que não há nenhuma semelhança entre Ártemis e Apollo: ela não tem nada a ver com música ou poesia, nem há qualquer vestígio de que ela tenha sido considerada como uma divindade oracular como Apolo.
Quando Apolo era considerado idêntico ao sol ou Helios, nada mais natural do que sua irmã deve ser considerado como Selene ou a lua, e, consequentemente, a Artemis grega é, a deusa da lua.
Buttmann e Hermann consideraram essa idéia de Artemis sendo a lua como um fundamental do qual todos os outros são derivados.
Mas, de qualquer modo, a idéia de ser Artemis, a deusa da lua, deve limitar-se a Artemis, a irmã de Apolo, e não é aplicável ao Artemis Arcadian, Taurian, ou Éfeso.
Artemis O Arcadismo é uma deusa das ninfas, e era venerada como tal, na Arcádia, no início de tempos.
Seus santuários e os templos eram mais numerosos no país do que em qualquer outra parte da Grécia.
Não havia nenhuma ligação entre o Arcadismo Artemis e Apolo, nem há aqui qualquer vestígio do caráter ético, que é tão proeminente em Artemis, irmã de Apolo.
Estas circunstâncias, juntamente com o fato, que o seu sobrenome e epítetos em Arcadia são quase todas derivadas das montanhas, rios e lagos, mostrar que aqui ela era a representante de uma parte ou a força da natureza.
Seu arco, e flechas, foram feitos por Hefesto, e Pan lhe forneceu os cães.
Sua carruagem era puxada por quatro veados com chifres de ouro.
Seus templos e santuários em Arcadia eram normalmente perto de lagos ou rios, de onde foi chamado limnêtis ou limnaia.
No recinto do seu santuário, houve muitas vezes poços sagrados, como em Corinto.
Como uma ninfa, Artemis também aparece em conexão com os deuses do rio, como acontece com Alpheius e, portanto, é compreensível porque os peixes eram sagrados para ela.
As lendas da deusa são místicas, e seu culto foi orgiástica e conectada, pelo menos nos primeiros tempos, com sacrifícios humanos.
Segundo a lenda grega havia em Tauris uma deusa, a qual os gregos, por algum motivo identificavam com Artemis, e para a qual todos os estrangeiros que foram jogados na costa de Tauris, eram sacrificados.
Artemis era adorada em Atenas e Esparta, e não havendo sacrifícios humanos, os meninos escravos e estrangeiros eram açoitados em seu altar,até que houvesse sangue visível.
Esta cerimónia cruel se acreditava ter sido introduzido por Licurgo, em vez dos sacrifícios humanos que até então tinha sido oferecido a ela.
Seu nome em Esparta era Orthia, com referência ao falo, ou porque a sua estátua permaneceu em pé. Segundo outra tradição, Orestes e Ifigênia escondida a imagem da deusa Taurian em um conjunto de matos, e levou-a para Aricia no Lácio.
Ifigênia, que foi a primeira a ter sido sacrificada a Ártemis, e depois se tornou sua sacerdotisa, foi posteriormente identificada com a deusa que era adorado em algumas partes da Grécia , como a Hermione, sob o nome de Ifigênia.
Artemis em Éfeso era uma divindade totalmente distinta da deusa grega de mesmo nome.
Ela parece ter sido a personificação da frutificação e todos os poderes nutritivos da natureza.
Os romanos identificaram sua deusa Diana com a grega Ártemis, transferindo para a deusa todas as características peculiares da grega Ártemis.
O culto de Artemis era universal em toda a Grécia, em Delos, Creta, Sicília e sul da Itália, mas mais especialmente na Arcadia e de todo o Peloponeso.
Os sacrifícios oferecidos a Artemis Brauronian consistituiam-se de veados e cabras.
Entre os animais sagrados para a Artemis grega, podemos citar o veado, javali, cão, e outros.
É impossível rastrear as várias relações em que Artemis parece-nos uma fonte comum.
No caso de Artemis, é evidente que os novos elementos e funcionalidades foram adicionados em vários lugares ao Mythus antigo local, o culto de uma divindade é identificado com o de outra, e as lendas das duass se confundem em uma só, ou as de uma são transferidas para a outra, cujas lendas, então caem no esquecimento.
As representações da grega Ártemis em obras de arte são diferentes de acordo como ela é representada como uma caçadora, ou como a deusa da lua, mas em ambos os casos, ela aparece como uma divindade jovem e vigorosa, como a irmã de Apolo.
Como a caçadora, ela é alta, ágil, e tem quadris pequenos, a testa é alta, e seu cabelo amarrado para trás, seu peito é coberto, e as pernas até os joelhos nus, sendo o restante coberto pela clâmide.
Seus atributos são o arco e flechas, ou uma lança, veados e cães.
Tal como a deusa da lua, ela veste uma túnica longa que chega até os pés, um véu cobre a cabeça e, acima de sua testa, ergue-se a crescente da lua.
Nas mãos frequentemente aparece segurando uma tocha.

Source: Dictionary of Greek and Roman Biography and Mythology. Fonte: Dicionário de Grego e Romano Biografia e Mitologia.
www.theoi.com/Olympios/Artemis.html


DEUSA DE ANIMAIS SELVAGENS e caça
Patrono da: Animais Selvagens e Aves; Wilderness, Lagos, pântanos; caça; Pesca (lagos, rios, mar); caça arcos, lanças e redes; cães de caça; Redes de pesca, peles de animais e peles; raiva animal
Graça: Sucesso na, pesca, caça
Os animais selvagens enviou a praga homens (javalis, ursos); lesão Caça
Patrona da: a entrega da criança; lactentes
Graça: entrega bem sucedida, a sobrevivência infantil
Maldição: A morte no parto, natimortos e mortalidade infantil
DEUSA DE MENINAS
Padroeiro: da menina-criança
Graça: Crescimento; saúde Boa
Maldição: crescimento raquítico;  doença, morte súbita
Padroeira de: doença, praga e morte súbita (mulheres e meninas);
Cura; boa saúde
Boa saúde; recuperação da doença
Maldição: A morte súbita; praga, doença

PAI
ZEUS O rei dos deuses, filho de Cronos e Réia Titanes
MÃE
LETO Titanis da Maternidade, filha do Koios Titanes e Phoibe

MARIDO
Nenhum, ela era uma deusa virgem

Crianças Divinas
Nenhuma, ela era uma deusa virgem

PATRONA DAS REGIÕES
Aitolia in Greece; Delos, Greek Island; Lykia in Anatolia Etólia na Grécia; Delos, ilha grega; Lykia na Anatólia

Santuário mais sagrado
Delos, ilha grega (onde nasceu)
Anatolia Ephesos em Lykia, Anatólia

SANTUÁRIOS
Templos em toda a Grécia e Anatólia

IDENTIFICAÇAÇÃO COM OUTROS DEUSES
Diana (Roman goddess); Bendis (Thracian goddess); Bastet (Egyptian goddess); "Perasia" (Cappadocian goddess); "Tauria" (Taurian goddess) Diana (deusa romana); Bendis (deusa da Trácia); Bastet (deusa egípcia), "Perasia" (deusa da Capadócia), "Tauria" (deusa Taurian)


 SAGA DOS DEUSES
* Leto grávida de Artemis e Apolo, fugiu o céu, e desembarcou na ilha de Ortygia sob a forma de uma codorna.  Lá, ela nasceu Artemis, que ajudou a mãe com a entrega de seu irmão gêmeo, Apolo.
 Quando os Gigantes Aloadai tentou tomar o céu de tempestade e Ártemis e Hera para suas esposas, Artemis decorreu entre eles na forma de um cervo, levando-os a lançar as suas lanças e atacar uns aos outros mortos.

 FAVOR e Bênçãos
 Artemis "companheiro de caça de Orion amado, tolamente se vangloriou de que ele iria matar todos os animais da terra.
Gaia (a Terra), enviou um escorpião para matá-lo, e quando ele caiu, a tristeza atingidas Artemis colocou entre as estrelas como a constelação de Orion.
 Arethousa, fugindo da perseguição lusty do Deus-Alpheios Rio, orou ao companheiro Artemis sua ajuda.
A deusa transformou-a em uma mola e assim ela escapava Alpheios.
 Hipólito, um companheiro e devoto de Ártemis, foi morto pelas maquinações de Afrodite, como punição por sua desdenhando do amor.
Artemis pediu Asclépio para trazer o menino de volta à vida, e espírito para longe de seu santuário sagrado em Aricia.

 Ártemis transformou o Aktaion caçador em um veado, a ser dilacerada pelos seus próprios cães, como punição por espionagem sobre ela enquanto ela se banhava.
 Artemis e Apolo mataram  os sete filhos e sete filhas de Níobe, como punição por sua arrogância se gaba de que ela foi superior na maternidade à sua própria mãe Leto.
 Ela transformou sua companheira de uma vez Kallisto em um urso, quando foi revelado que a menina havia renegado sua promessa de virgindade, tornando-se grávida de Zeus.
Artemis enviou um javali gigante a assolar o Kalydonians, quando seu rei Oineus negligenciado a sua parte na oferta dos primeiros frutos da estação para os deuses.
A deusa mandou para evitar as tempestades, a frota grega de navegar para Tróia como punição por Agamenon tolo se gaba de que ele ultrapassou a deusa da caça. Para aplacar sua ira, ele ofereceu a sua filha se como sacrifício.A deusa arrancou-la embora antes que o golpe fatal foi derrubado e substituído um cervo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.