sexta-feira, 8 de outubro de 2010

POTNIA THERON



Potnia Theron (em grego: Ἡ Πότνια Θηρῶν, "A Senhora dos Animais") é um antigo título da deusa minóica, assumido por Ártemis, entre outras deusas da hierarquia do Olimpo, e que foi introduzido na Grécia continental.

Segundo o acadêmico alemão Walter Burkert: Em particular, parece que uma antiga Deusa mãe, especialmente qua Senhora dos Animais foi individualizada na Grécia sob várias formas, como Hera, Ártemis, Afrodite, Deméter, e Atena, diz Burket; e acrescenta: A ideia de uma Senhora dos Animais é amplamente disseminada na Grécia e é muito possível que tenha origens na Deusa mãe do Paleolítico; na religião oficial grega isso sobrevive no mínimo para além do folclórico (Burkert 1985, p. 154, 172).

Potnia, cujo significado é senhora, dama, ou mulher é o feminino de potis, uma forma masculina de senhor ou marido. Potnia era uma palavra micênica herdada do grego clássico, com o mesmo significado e que encontra um paralelo exato no sânscrito patni.

Um famoso selo minoico descoberto por Sir Anthony Evans mostra uma deusa sem nome agitando uma espada e de pé sobre a representação de uma montanha, ladeada por leões numa posição igual àquela do Portal dos Leões em Micenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.