sábado, 9 de outubro de 2010

DEUSA NIX

Nyx, deusa da noite (William-Adolphe Bouguereau - La Nuit (1883))


Nix ou  Nyx  era uma deusa primordial, nascida do Caos, que governava sobre a  noite, representaada como uma sedutora figura sombria, revelando poder e beleza excepcionais.
Uma das melhores fontes de informação sobre essa deusa provém da teogonia de Hesíodo. Muitas referências são feitas a Nix naquele poema que descreve o nascimento dos deuses gregos. A explicação é simples. A Noite desempenhou um papel importante no mito como um dos primeiros seres a vir à existência.

Hesíodo afirma que a Noite era filha do Caos, o que a torna uma das primeiras criaturas a emergir do vazio. Isso significa que Nyx era irmã de algumas das mais antigas divindades da mitologia grega, incluindo Érebo(a Escuridão), Gaia(a mãe Terra), Tártaro(Trevas abismais) e Eros(o amor da criação). Dessas forças primordiais sobreveio o resto das divindades gregas.

Em sua Teogonia, Hesíodo também descreve a residência proibida da Noite:

Lá também está a melancólica casa da Noite;
nuvens pálidas a envolvem na escuridão; Antes delas, Atlas se porta, ereto, e sobre sua cabeça, com seus braços incansáveis, sustenta firmemente o amplo céu, onde a Noite e o Dia cruzam um patamar de bronze e então aproximam-se um do outro

Nyx é a patrona das feiticeiras e bruxas, é a deusa dos segredos e mistérios noturnos, rainha dos astros da noite. Nyx era cultuada por bruxas e feiticeiras, que acreditavam que ela dava fertilidade a terra para brotar ervas encantadas, e também se acreditava que Nyx tinha total controle sobre vida e morte, tanto de homens como de Deuses. Homero se refere a Nyx com o epíteto "A domadora dos Homens e dos Deuses", demonstrando como os outros Deuses respeitavam-na e temiam esta poderosíssima deidade.

Nyx, assim como Hades, possuía um capuz que a tornava invisível a todos, assistindo assim ao universo sem ser notada. Foi Nyx que colocou Hélios entre seus filhos (Hemera, Éter e Hespérides), quando os outros Titãs tentaram assassinar Hélios. Zeus tem um enorme respeito e temível pavor da Deusa da Noite, Nyx. Os filhos de Nyx são a Hierarquia em poder para os Deuses, sua maioria são divindades que habita o mundo subterrâneo e representam forças indomáveis e que nenhum outro Deus poderia conter. Em uma versão, as Erínias seriam filhas de Nyx (Ésquilo).

Nyx aparece ora como uma deusa benéfica que simboliza a beleza da noite (semelhante a Leto) e ora como cruel deidade Tartárea, que profere maldições e castiga com terror noturno (Hécate e Astéria). Nyx é também uma Deusa da Morte, a primeira rainha do mundo das Trevas. Nyx também tinha dons proféticos, e foi ela quem criou a arma que Gaia entregou a Cronos para destronar Urano. Nyx conhecia o segredo da imortalidade dos Deuses podendo tirá-la e transformar um Deus em mortal, como ela fez com Cronos, após este ser destronado por Zeus.

Algumas vezes, a exemplo de Hades, cujo nome evitava-se de pronunciar, dão a Nix nomes gregos de Eufrone e Eulalia, isto é, Mãe do bom conselho. Há quem marque o seu império ao norte do Ponto Euxino, no país dos Cimérios; mas a situação geralmente aceita é na parte da Espanha, a Esméria, na região do poente, perto das colunas de Hércules, limites do mundo conhecido dos antigos.

Filhos
Desposou Érebo, seu irmão, de quem teve o Éter (luz celestial) e Hemera (Dia). Mas sozinha, sem se unir a nenhuma outra divindade, procriara o inevitável e inflexível Moros (o Destino), as Queres (morte em batalha), os gêmeos Tânatos (Morte) e Hipnos (o Sono), Oniro (a legião dos Sonhos), Momos (escárnio), Oizus (miséria), as Hespérides, guardadoras dos pomos de ouro, as desapiedadas Moiras (Deusas do destino), Nêmesis (Deusa da retribuição), Apate (engano,fraude), Filotes (amizade) , Geras (velhice) Éris (Discórdia), Limos (a fome), Ftono (inveja), Ênio (Belona, deusa da carnificina), Lissa (a loucura) e Caronte o barqueiro do mundo dos mortos. Em resumo, tudo quanto havia de doloroso na vida passava por ser obra de Nix, a maior parte dos outros descendentes de Nyx nada mais são que conceitos e abstrações personificados; sua importância nos mitos é muito variável. Na tradição Órfica, todo universo e demais Deuses primais nasceram do Ovo Cósmico de Nyx. Certos poetas a consideram como mãe de Urano e de Gaia; Hesíodo dá-lhe o posto de Mãe dos Deuses, porque sempre se acreditou que a Nyx e Érebo haviam precedido a todas as coisas.

Muito freqüentemente colocam-na no mundo subterrâneo, entre Hipnos e Tânatos, seus filhos.

Hemera e as Hespérides nasceram para ajudar Nyx a não se cansar, assim nasceu o ciclo diário, Hemera trás o dia (relaciona com Eos, a aurora, e Helios, o Sol) ; as Hespérides trazem a tarde, (relaciona com Selene a lua) e Nyx traz a absoluta Noite, todas estas deidades em conjunto conduzem a dança das Horas; complementando estes ciclos temos outros Deuses de outras linhagens, como as Horas que representam ciclos mensais e anuais; Leto e Hécate que recebem o legado de Nyx como deidade da noite. As Moiras, filhas de Nyx (Cloto, Laquesis e Átropos), são outra continuidade dos poderes gigantescos de Nyx do negro véu.

Nyx, como representado no século 10, Paris Saltério ao lado do Profeta Isaías .

Representações
Quase todos os povos da Itália viam Nyx ora com um manto volante recamado de estrelas por cima de sua cabeça e archote derrubado, ora representavam-na como uma mulher nua, com longas asas de morcego e um fanal na mão. Representam-na também coroada de papoulas e envolta num grande manto negro, estrelado. Na mitologia grega a papoula era relacionada a Hipnos, que a tinha como planta favorita e, por isso, era representado com os frutos desta planta na mão. Frequentemente, ela é representada coroada de papoulas e envolta num grande manto negro e estrelado. Às vezes num carro arrastado por cavalos pretos ou por dois mochos, e a deusa cobre a cabeça com um vasto véu semeado de estrelas e com uma lua minguante na testa ou como brincos.

Outros textos gregos
Nyx took on an even more important role in several fragmentary poems attributed to Orpheus . Nyx assumiu um papel ainda mais importante nos poemas atribuídos a diversos fragmentos de Orfeu . In them, Nyx, rather than Chaos, is the first principle. Neles, Nyx, ao invés de Caos, é o primeiro princípio. Nyx occupies a cave or adyton , in which she gives oracles . Cronus – who is chained within, asleep and drunk on honey – dreams and prophesies. Nyx ocupa uma caverna ou ádito , na qual ela dá oráculos . Cronos - que está preso dentro, adormecido e bêbado de mel - sonhos e profecias. Outside the cave, Adrasteia clashes cymbals and beats upon her tympanon , moving the entire universe in an ecstatic dance to the rhythm of Nyx's chanting. Phanes – the strange, monstrous, hermaphrodite Orphic demiurge – was the child or father of Nyx. Fora da caverna, Adrastéia címbalos confrontos e bate em cima de seu tímpano , movendo-se todo o universo em uma dança extática ao ritmo de Nyx cantar. Fanes - a estranha, monstruosa, hermafroditas órfica demiurgo - era a criança ou o pai de Nyx. Nyx is also the first principle in the opening chorus of Aristophanes ' Birds , which may be Orphic in inspiration. Nyx é também o primeiro princípio no coro de abertura de Aristófanes de aves, que podem ser de inspiração órfica. Here she is also the mother of Eros . Aqui ela é também a mãe de Eros . In other texts [ citation needed ] she may be the mother of Charon (with Erebus ), and Phthonus "envy" (with Dionysus ?). Em outros textos, [ carece de fontes? ], ela pode ser a mãe de Caronte (com Erebus ), e Phthonus "inveja" (com Dionísio ?).

The theme of Nyx's cave or mansion, beyond the ocean (as in Hesiod) or somewhere at the edge of the cosmos (as in later Orphism) may be echoed in the philosophical poem of Parmenides . O tema da caverna de Nyx ou mansão, além do oceano (como em Hesíodo) ou em algum lugar na borda do cosmos (como no posterior orfismo) pode se refletir no poema filosófico de Parmênides . The classical scholar Walter Burkert has speculated that the house of the goddess to which the philosopher is transported is the palace of Nyx; this hypothesis, however, must remain tentative. O clássico estudioso Walter Burkert especulou que a casa da deusa para que o filósofo é transportado é o palácio de Nyx, hipótese que, no entanto, deve permanecer hesitante.

There is also rumor that Nyx gave birth to her reincarnation, a son whose name would also be Nyx. Há também rumores de que Nyx deu à luz sua reencarnação, um filho cujo nome seria igualmente Nyx. But she gave birth to twins, having a daughter as well, who was named Hemera , "Day". Mas ela deu à luz gêmeos, ter uma filha tão bem, que foi nomeado Hemera , "O Dia". The text [ citation needed ] implied that Hemera was not the sister of Aether, but the sister of Nyx's reincarnation. [ original research? ] O texto [ carece de fontes? ] Hemera implícito que não era a irmã de Aether, mas a irmã de Nyx é a reencarnação



Nyx e o mundo de Sandman
Nos livros de Neil Gaiman referentes ao personagem Sandman (ou Morfeus), aparecem inúmeras referências aos filhos da noite, como sendo perpétuos. Os perpétuos são: Sonho (Sandman), Desejo, Destino, Desespero, Delirium, Morte e Destruição.

Os perpétuos seriam, inclusive, superiores aos deuses e passaram a existir antes deles. Tal referência pode ser tomada da mitologia greco-romana de que a Noite foi um dos primeiros seres a existir (sendo filha do Caos ou o primeiro ser, que deu à luz Fanes), sendo assim, seus filhos (os perpétuos no caso) seriam anteriores aos próprios deuses.

Alguns dos perpétuos são claramente referências aos filhos da noite, como o Destino, Sonho, Desespero e a Morte. Porém, outros fazem referências mais sutis, como Delirum (sendo uma personagem referente a Momo) e Desejo (sendo muito ligado a Discordia)

Na série House of Night, de P. C. Cast e Kristin Cast, Nyx é sempre citada como a deusa e criadora dos vampiros.

Em 1997, a União Astronômica Internacional aprovou o nome de Nyx mons (montanha / pico) recurso do planeta Vênus . Nyx Mons is located at 30 degrees north latitude, and 48.5 degrees longitude on the Venusian surface. Nyx Mons está localizado a 30 graus de latitude norte e 48,5 graus de longitude na superfície venusiana. The feature possesses a diameter of 875 km, and is attributed to Nyx. O recurso possui um diâmetro de 875 km, e é atribuído a Nyx.

http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.