sexta-feira, 8 de outubro de 2010

INANNA


A deusa Inana, a Rainha do Céu na antiga Suméria

Inanna era a deusa (dingir) do amor, do erotismo, da fecundidade e da fertilidade, entre os antigos Sumérios, sendo associada ao planeta Vénus. Era especialmente cultuada em Ur, mas era alvo de culto em todas as cidades sumérias.
Surge em praticamente todos os mitos, sobretudo pelo seu carácter de deusa do amor (embora seja sempre referida como a virgem Inanna); por exemplo, como a deusa se tivesse apaixonado pelo jovem Dumuzi, tendo este morrido, a deusa desceu aos Infernos para o resgatar dos mortos, para que este pudesse dar vida à humanidade, agora transformado em deus da agricultura e da vegetação.
É cognata das deusas semitas da Mesopotâmia (Ishtar) e de Canaã (Asterote e Anat), tanto em termos de mitologia como de significado.
O dia 2 de Janeiro é tradicionalmente consagrado a esta deusa.
Uma das lições da Deusa Inanna: Assim como Inanna tinha que abandonar uma parte de sua identidade, algo que simboliza um papel importante ou relacionamento em sua vida, devemos fazer o mesmo.
Se quisermos permanecer conectados com os nossos 'verdadeiros' eus, nossa verdade interior, devemos despojar-nos de nosso apego ao "mundo exterior", a face que mostramos aos outros, e em vez disso, viajar para dentro, para encontrar o sentido de nossas vidas .
Inanna estava preocupado com sua irmã Eriskegal e decidiu visitá-la no mundo dos mortos, onde Eriskegal vivia com o marido, que era o Deus da Morte.
Embora a deusa Inanna estar preocupada com sua irmã, temia a viagem.
Afinal, as duas irmãs nunca se deram muito bem.
Quando Inanna chegou em cada um dos sete portões do Inferno, o porteiro teria pedido para ela deixar uma das suas vestes e lhe exigiu que deixasse suas jóias, e até mesmo sua coroa.
Quando ela finalmente viu sua irmã, a deusa ficou diante dela, nua e vulnerável.
E Eriskegal estava furiosa com ela, sentindo que Inanna não havia sido favorável a ela, já que não havia tentado ajudá-la antes.
Então Eriskegal entrou em fúria e matou na hora.
Seu pai, Enki, enviou servos com suprimentos mágicos para trazer Inanna de volta à vida.
Ela voltou para casa para retomar seu papel como a Rainha do Céu com a coroa mais uma vez em cima de sua cabeça.
Como parte de seu acordo com a sua irmã, que a permitiu partir,foi exigido a Inanna a cada ano descer novamente para o mundo dos mortos, a fim de renovar a sua própria vitalidade e para restaurar a fertilidade da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.