domingo, 17 de outubro de 2010

Morrigan, a Deusa Guerreira da Morte e Erotismo


- Morrigan, etimologicamente, vem de "Mór Ríogain" e significa "Grande Rainha" em gaélico. Num manuscrito datado do ano de 876 para a Vulgata surge o nome de Morrigan como se a mesma fosse a "Rainha Fantasma" ou "Rainha dos Mortos-Vivos".

- Morrigan assumiu ao longo do tempo caracteristicas mais que tipicamente vampirescas na qualidade de "Rainha Fantasma" ou "Rainha dos Mortos-Vivos", só que ao contrário do famoso ´´Drácula´´ que virava morcego tinha ela o poder de se transformar em um lobo ou corvo antes de atacar suas vítimas.

- Crê-se que Morgana como personagem das Lendas Arturianas, considerada uma vilã em algumas versões e aliada de Arthur em outras, seja em verdade inspirada em Morrigan.

- Estudiosos sustentam que Macha era uma divindade de culto nativo na Irlanda bem antes da chegada dos celtas na região, sendo venerada na nos templos de Emain Macha em Ulster. Outros pesquisadores equiparam Macha à deusa asiática Macha Alla ou Machalth (Senhora da Vida e da Morte ) bem como à deusa hindu Durga.

- A irmãs de Morrigan, deusas originalmente, foram posteriormente equiparadas com as Parcas dos mitos gregos, indo em busca dos almas errantes principalmente nos campos de batalha, sendo chamadas assim de "Banshee".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.